Estar sozinho não é sinônimo de solidão

Imagem: Unsplash/Pixabay

Existe um discurso de que você sempre precisa estar com alguém e nunca sozinho. E quando digo sozinho, não é apenas solteiro, mas sozinho mesmo. O você e o seu próprio “eu”.

Uns tempos atrás, li um texto do Iandê Albuquerque sobre não se sentir mais confortável ou não se enxergar em um relacionamento, não ter paciência em conhecer novas pessoas, naquele ciclo eterno (e cansativo). Dizia que era bom estar sozinho, por vezes, e eu preciso concordar. Estar sozinho não é sinônimo de solidão, ainda que se costume relacioná-las.

Quando você deixa coisas para trás e aprende com elas, algo de bom pode surgir. No meu caso, aprendi a gostar ainda mais da minha privacidade, da minha liberdade, do meu eu. E isso só consegui ao ficar sozinho, ao não sentir a “necessidade” de me prender ao outro, a qualquer um. Isso não está apenas atrelado a um comportamento romântico, mas aos amigos ou familiares. Cada um tem seu espaço pessoal, cada um tem sua própria liberdade, e conhecê-los é essencial para se conhecer. Você não abandona as pessoas que ama, apenas se dá o tempo e o espaço de se amar também.

E me desculpem os apaixonados de plantão, mas que preguiça de encontrar um novo amor.

Alguns dizem que o amor aparece na hora certa, outros, que você tem que correr atrás daquilo que deseja — e eu concordo —, porém, prefiro esperar que o famigerado venha até mim. É como eu disse, estou bem sozinho, estou me conhecendo melhor, e priorizo esse sentimento. Priorizo, antes de tudo, estar bem comigo mesmo, estabilizado emocional e economicamente, completo, antes de tentar encarar um novo relacionamento. Relacionamentos não foram feitos para complementar as pessoas, e, sim, para transbordá-las.

Portanto, às vezes é melhor dar tempo ao tempo e, principalmente, para nós mesmos.

Aí você deve estar se perguntando sobre a danada da carência. E eu vos digo: ela bate com força, às vezes, mas nada que não seja superável. Contato físico é bom e faz bem para a saúde, só que é algo que passa, facilmente superado quando você relembra todos os passos que precisa dar para sua própria felicidade. Sem dizer que os amigos estão aí para isso, um abraço, um carinho e um sorriso. O apoio de que tem ama e de quem você ama é essencial nesse momento.

Enfim, você não precisa se isolar de tudo e todos, apenas buscar seu lugar de pertencimento, suas motivações e quem você é dentro de si mesmo.

Tags:

Share:

0 comentários